Trazendo o Lago Victoria para seu aquário - parte 2

Hoje iremos tratar do layout do nosso aquário, pode parecer apenas uma questão estética, na maioria das vezes é apenas isso, mas se procuramos proporcionar um pouco do que se passa dentro do lago Victoria, temos que ter uma atenção a esta etapa do aquário. As vezes um layout bem montado baseado nos Rifts Lakes, ajudam a equilibrar parâmetros e demarca territórios dos peixes dominantes. É muita coisa quando queremos alcançar o tão sonhado equilíbrio dentro do aquário, aquele ambiente que nos passará paz e sossego, fazendo com que o final de cada dia estressante seja observando o comportamento desses animais fantásticos, fazendo assim uma boa dose de “terapia”.
    
01-Substrato
Agora vamos definir o melhor substrato para nossos peixes, não vou entrar em detalhes sobre o melhor substrato e qual seria o mais barato (vou falar resumidamente em outro texto). Mas temos que saber que um substrato ideal para os ciclídeos africanos, seriam aqueles que deixam o PH mais elevado e com a água mais dura. Estes substratos ajudam a manter os parâmetros equilibrados, não havendo queda bruscas de PH quando se faz uma TPA (trocas parciais de água), o ideal é usar os condicionadores para fazerem um tamponamento dos aquários, existem algumas receitas caseiras que podem substituir os caros buffers que podemos encontrar no mercado (também vou fazer uma postagem sobre estes produtos e sua finalidade). A maioria dos lagos africanos são de areia bem fina ou até mesmo grandes pedras que deixam o “fundo” bem liso, mas na hora de escolher, opte pelo mais fino e menos pontiagudo possível, como a grande maioria das fêmeas usam o processo de reprodução guardando os ovos em sua boca, há relatos de fêmeas que ficam eufóricas e sugam também substratos de pedras, fazendo com que essas pedras, danifique os ovos, matando toda a ninhada. Existe uma infinidade de marcas e tipos dos substratos no mercado nacional, com variados preços, agora basta você escolher, o que mais te agrada e melhor se encaixa no seu orçamento. Com relação a quantidade podemos escolher 15% do volume de água do aquário, neste caso, como nosso aquário tem 540 litros, logo o substrato terá 76 kg. Essa quantidade não é nenhuma regra, mas sim uma base, o ideal é seguir seu gosto pessoal, eu, por exemplo, não gosto de substrato alto, então sempre coloco 10% do volume total do aquário.  

02-Pedras e plantas
Já escolhemos o substrato, agora vamos colocar as pedras, a maioria do lago Victoria é composta de pedras, criando muitas tocas, então sabemos que no aquário temos que colocá-las, para que os peixes jovens e as fêmeas possam se esconder das investidas do macho. Existem muitos tipos de pedras, dê preferencia para aquelas com desenhos mais arredondados, para não machucar os peixes, e também pedras com PH neutro ou alcalino. Com relação as plantas, os peixes do lago Victoria gostam muito de se esconder e brincar entre elas, plantas mais compridas e altas são melhores, se fizer uma ilha de pedras no meio e as plantas nas laterais do aquário dará uma montagem bonita e sofisticada e deixando bastante espaço para os peixes nadarem. Mas cada montagem deve ser única e com um toque pessoal do aquarista, o importante é trazer todo o conforto para seu peixe.

03-Fundo do aquário
Esta parte da montagem é mais estética, irá trazer um aspecto natural para seu aquário, escolha o fundo que lhe agrade, existem muitos... Coloridos, pretos e que imitam o ambiente aquático. Eu particularmente uso em todos os meus aquários o fundo de contact preto, além de realçar a cor dos peixes traz uma tranquilidade pro aquário, trazendo pouca informação.

04-Iluminação
A iluminação dos ciclídeos africanos também é por conta do aquarista, pode-se escolher por todos os tipos de iluminação possíveis, lógico que não irá colocar um refletor de um estádio de futebol dentro do seu aquário, tenha bom senso, os peixes são animais vivos. Lembre-se que se a sua montagem for com plantas, terá que usar uma iluminação adequada para mante-las bem e em crescimento, fora isso, acredito que os peixes do lago Victoria, preferem um ambiente com iluminação mais branda. O lago Victoria é bem poluído, fazendo com que a água do lago seja bem escura, a ponto de fazer os peixes se reproduzirem com varias espécies diferentes, criando muitos híbridos. Existem peixes que são frutos de hibridismo, não havendo nos lagos mais espécies de “puro sangue”. Mas isso não quer dizer que os peixes gostam de água suja, saiba que todo peixe merece ter dentro do aquário a melhor vida possível, tudo que puder fazer e proporcionar para nossos peixes vamos fazer.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aulonocara maylandi

Metriaclima sp. "mbweca"

Cynotilapia sp. 'Hara'