14 curiosidades sobre o Lago Tanganyika
Sendo um dos lagos mais antigos e maiores do mundo, a história nos diz muitos fatos interessantes, além de possuir uma biodiversidade enorme e ser fonte de renda de milhares de pessoas o Lago Tanganyika é palco de muitas curiosidades, é isto que vamos falar neste post que tem como proposta retratar de forma animada o lago Tanganyika.
1. já vimos o tamanho e o volume do lago Tanganica, mais um fato super curioso é que o tempo de retenção (a medida do tempo que a água gasta em um determinado lago) de 440 anos. Ou seja o tempo que a água que entra no lago, leva pra atravessar ou ser evaporada é maior do que cinco gerações de uma família.
2. Alem de possuir grande volume de água,o lago possui visibilidades de até 20 metros (65 pés) com pedregulhos maciços, declives espetaculares e um fundo coberto de conchas. Imagine você se deparar com um lago quase cristalino, onde qualquer olhar mesmo que mais simples seja um passatempo de toda a fauna que ali esta. Se alimentando, reproduzindo ou até mesmo construindo seu lar. Isto torna a sua biodiversidade ainda mais chamativa a olhos humanos.
3. O lago também é conhecido por suas tempestades ferozes que geram ondas de 6 metros (20 pés). O mais curioso é que estas tempestades, não possuem motivo aparente, simplesmente chegam fazendo um estrago e vão embora.
4. O Lago Tanganica é um dos 20 mais antigos lagos da Terra, e sua idade é estimada em algo entre 9 e 12 milhões de anos. É o lago mais antigo do complexo Rift Valey. Estes lagos foram criados por separações de placas tectônicas a 35 milhões de anos atras. Criados estas fendas a água da chuva e a águas vinda dos rios se criou assim estes incríveis lagos.
5. Graças à sua idade e isolamento ecológico, é o lar de um número excepcional de peixes endêmicos. É o lar de 300 espécies de peixes, 95% deles são endêmicos. As espécies ciclídeos dominam. Há também 68 espécies de caracóis no lago, das quais 45 são endêmicas. Além disso, existem 15 espécies de bivalves, das quais 8 são endêmicas.
6. O Lago Tanganica e suas margens apresentam uma diversidade excepcional de plantas e animais. Estima-se que o lago abrigue mais de 2.000 espécies animais e vegetais, das quais 600 são endêmicas. Mesmo as espécies que não são endêmicas, acabam por se tornar, porque estes animais trazidos se adaptaram tão bem ao lago que implementaram seu próprio jeito de viver. Diferente de alguns outros lagos que animais e plantas introduzidos acabam por causar um desequilíbrio na biodiversidade natural.
7. O Lago Tanganica possui grandes populações de hipopótamos e crocodilos. O que torna inviável o nado, lembrando que o hipopótamo é o animal que mais mata pessoas na africa, e o crocodilo não precisamos entrar em detalhes sobre sua capacidade de caça e poderio na hora de abater suas presas. São poucos os lugares próprios para nado, estes são próximos as cidades, por conta do barulho e dejetos na água, os animais não chegam perto.
8. A Bacia contém várias reservas florestais e parques nacionais, incluindo a Reserva Natural de Rusizi e a Reserva Florestal de Kigwena no Burundi, Gombe Stream, Katavi e Mahale Mountains National Park na Tanzânia, e o Parque Nacional de Nsumbu na Zâmbia.
9. Desde 2004, o lago tem sido o foco de uma iniciativa massiva de água e natureza pela IUCN. O projeto está programado para durar cinco anos a um custo total de US $ 27 milhões. A iniciativa está tentando monitorar os recursos e o estado do lago, estabelecer critérios comuns para níveis aceitáveis de sedimentos, poluição e qualidade da água em geral, além de projetar e estabelecer uma autoridade de gestão de bacias hidrográficas.
10. Em 1965, o revolucionário argentino Che Guevara usou as margens ocidentais do Lago Tanganica como um campo de treinamento para as forças de guerrilha no Congo. De seu acampamento, Che e suas forças tentaram derrubar o governo, mas acabaram saindo em menos de um ano desde que a Agência de Segurança Nacional (NSA) o havia monitorado o tempo todo e ajudado as forças do governo a emboscar seus guerrilheiros.
11. O nome aparentemente se refere a "Tanganika", "o grande lago se espalhando como uma planície" ou "um lago simples".
12. Acredita-se que o Homo Sapiens inicial estivesse causando um impacto na região já durante a idade da pedra.
13. Os primeiros ocidentais conhecidos a encontrar o lago foram os exploradores britânicos Richard Burton e John Speke, em 1858.
14. O lago foi palco de duas batalhas célebres durante a Primeira Guerra Mundial.
Comentários
Postar um comentário