Neolamprologus multifasciatus
Tamanho: 05 cm
PH: 8.0 – 9.0
Alimentação: Onívoro
Temperatura: 24º C - 28ºC
Reprodução: Ovíparo (fêmea desova nas conchas)
Tamanho do aquário: 30 litros (casal)
Dificuldade: Fácil
O N. Multifasciatus é o menor ciclídeo já identificado e classificado do mundo, possui tamanho máximo de 5 centímetros. Podendo ser criado e mantido em aquários pequenos, aquários de 30 litros já abriga um casal, se for criar uma colônia partindo de um casal, é melhor escolher um aquário com 50 a 60 litros. Este pequenino vive em conchas, especialmente as Neothaumas, o macho irá formar seu território em algumas conchas e irá seduzir as fêmeas para viverem nessas conchas, e vão viver basicamente toda sua vida nelas, é essencial ter algumas em qualquer aquário com este ciclídeo.
A reprodução é igual a outros ciclídeos que seguem a mesma característica, a fêmea irá depositar os ovos na concha e ali os alevinos vão ficar até atingirem um tamanho para que consigam nadar sozinhos, as vezes a fêmea faz uma desova ainda com seus filhotes dentro da concha, esses filhotes aceitam qualquer geração mais nova de irmãos, pois seu tamanho e tempo de crescimento é muito lento, evitando o canibalismo.
O substrato deve ser bem fino, pois estes ciclídeos também tem o hábito de enterrar suas conchas na areia. Uma curiosidade é que algumas fêmeas fazem suas tocas, cavando o substrato do aquário até o vidro e jogando toda a areia retirada no ninho de outra fêmea.
A toca na maioria das vezes é do tamanho da altura do substrato, há relatos de fêmeas que fizeram as tocas com 10 cm, ou seja quanto maior a altura do substrato, maior será o ninho e o tempo assistindo eles trabalhando dentro do aquário. Mas não se engane com o tamanho deste peixe, ele pode enfrentar com tranquilidade peixes com o dobro de seu tamanho, só não coloque junto com N. Multifasciatus peixes predadores, eles podem facilmente virar comida.



Comentários
Postar um comentário